quinta-feira, 21 de outubro de 2010

0/22 – O LOUCO

O Louco no jogo original do taro é simbolizado pelo Curinga, carta que conhecemos nos jogos de mesa aqui no Brasil.

Esta lâmina representa o prórpio consulente, que transita por esta vida a procura eterna da felicidade.

00-Major-Fool

Nas lâminas mais modernas muitos dos simbolismos foram retirados na sua configuração, que observamos na figura ao lado por exemplo.

O que torna este arcano especial em sua interpretação são justamente o que foi idealizado pelos misticos antigos para simbolizar uma figura que transita, que está à procura, que anda sem perceber o que está a sua frente. Estas são as dinâmicas que orientam o Louco  quando ele sai no jogo. Contudo isso não significa que seja uma lâmina negativa, mas apenas que não existe critério pelo consulente ou que simplesmente que não sabe onde quer chegar.O Louco

O Louco é o simbolismo da busca do ser humano, seja da felicidade material, ou espiritual ou, ainda, intelectual.

Na lâmina do taro de Marselha podemos perceber como nós, seres humanos podemos ser contraditórios e como isto interfere em nossas vidas.

A figura do Louco é muito complexa de se analisar. A complexidade está justamente por ser uma figura multicolorida e com muitas hachuras, o que significa sofrimento, dificuldades.

As cores também demonstram esta confusão. as cores se mistura e interrompem a anterior, desde o chapéu até o chão, as cores demosntram início da atividade material, passando a intelectualidade, voltando a atividade, que tem ligação com a materialidade, passando para a espiritualidade e assim em diante.

O chão amarelo simboliza a necessidade de aprendizagem e transmutação dos sentidos da vida, simbolizado pelo verde da grama que cresce.

O cachorro agarrando a perna e reasgando a roupa significa os nossos impulsos e instintos que sempre nos remetem a realidade da carne, suas necessidades e dores.

Repare que a figura anda sem olhar para frente, mas sim para o alto. Isto quer dizer a falta de critério no caminho e ainda que esta em busca de algo mais elevado, talvez um sonho, um projeto a longo prazo ou até mesmo um amor impossível.

A sacola estendida por um graveto revela o passado que sempre nos acompanhan e as poucas figuras em branco que percebemos simboliza a resignação de todas estas ações em nossas vida.

Em qualquer caída que aparecer o Louco alerte o consulente ou tenha a consciencia que precisa se posicionar na realidade e fixar-se nela, pois os sonhos podem nos levar a caminhos tortuosos, contudo, dependendo das cartas que caírem ao redor, se forem bastante positivas, significa um amor que se ha de encontrar ou ainda um projeto que realizará.

Poderia dedicar mais alguns post’s destinados a explicação desta lâmina, mas coloquei aqui as informações mais relevantes ligados a esta lâmina que tem em seu sincretismo o início e o fim de uma existência pois ela é a única carta que tem dois números para representá-la, o zero (0) e o vinte dois (22). Zero o princípio, o vazio e o vinte e dois a perfeição do ser humano, a plenitude dos sentidos e a realização dos planos materiais.

Bem, a partir deste ponto, os próximos post’s tratarão de métodos de leitura do Taro, fique atento(a)!!! Até o próximo post, grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem! Lembre-se que o intuito deste blog é de ajudar, então mensgaens que contenham palavrões, insultos ou simplesmente apenas hostilizam este blog, não serão postados!
Obrigado